-Regulamento Geral

VOLTAR | REGULAMENTO TABELA DE JOGOS  CLASSIFICAÇÃO | ARTILHARIA 

DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

 Art. 01 – A Copa Intermunicipal de Futsal de Bredápolis é uma competição que faz parte do Calendário Esportivo do Município de Janiópolis e obedecerá as disposições deste Regulamento, das demais legisláveis esportivas com base nas leis e regras da modalidade oficializada pela C.B.F.S na Confederação Brasileira de Futsal em vigor e no código de Justiça Desportiva.


DOS PARTICIPANTES

 Art. 02 - Poderão participar deste campeonato clubes, empresas, equipes de futsal e demais representações esportivas dos municípios da região.

Art. 03 - As equipes que participarem da Copa Intermunicipal de Futsal de Bredápolis serão consideradas conhecedoras das leis e regras da modalidade (oficializadas pela C.B.F.S. - Confederação Brasileira de Futebol de Salão), bem como deste Regulamento e assim estarão submetidas, sem reserva alguma, a todas as consequências que deles possam emanar.

 Art. 04 - Somente poderão participar deste certame os atletas e dirigentes que estiverem devidamente inscritos e os atletas com idade mínima de 12 anos completos.

Parágrafo único: O dirigente que assinar a ficha de inscrição será· o responsável pelos jogadores menores de 18 anos, isentando o Departamento de Esportes de qualquer problema ocasionado por esses atletas.

DAS INSCRIÇOES

 Art. 05 - As inscrições das equipes (atletas e dirigentes) deverão ser feitas através de formulário próprio (fichas de inscrição), disponibilizados pelo Departamento Municipal de Esporte de Janiópolis.

Art. 06 - Os atletas e dirigentes, inscritos por uma equipe, não poderão participar de outra equipe neste certame, em nenhuma das fases, mesmo que suas equipes tenham sido desclassificadas.

Art. 07- A ficha de inscrição deverá ser devidamente preenchida, com letra legível e assinada pelo atleta. O atleta que se inscrever em mais de uma equipe, terá· seu registro cassado.

 Art. 08 - Será· permitida a inscrição de 14 (Quatorze) atletas e 02 (dois) dirigentes por equipe.

Art. 09 - A ficha de inscrição deverá· ser entregue no Congresso Técnico. Após esta data não serão aceitas novas inscrições.
.
DO SISTEMA DE DISPUTA

 Art. 10 – A Copa Intermunicipal de Futsal de Bredápolis será disputada por 08 (oito) equipes que formarão grupo único.

1 – Águia Jovem
5 – Facção Central SD
2 – Os Carcamanos
6 – Jaracatiá
3 – Bia Vatti Tintas
7 - Aparecidinha
4 – Bredápolis
8 - Camarões


Art. 11 – Na 1º fase, denominada “classificatória” as equipes jogarão todas contra contas no sistema de turno único classificando as 04 (quatro) melhores para a SEMIFINAL.

Art. 12 – A 2ª fase, denominada “SEMIFINAL”, será no sistema mata a mata, conforme, segue:

2º colocado
X
3º colocado
1º colocado
X
4º colocado

Art. 13 –  Em caso de empate no normal, haverá prorrogação de 5 minutos cada tempo e persistindo o empate o classificado para a final será conhecido nos pênaltis.

Art. 14 – A 3ª e ultima fase, denominada “final” será disputada pelos vencedores das semifinais e os perdedores disputarão o 3º e 4º lugares. Em caso de empate no normal, haverá prorrogação de 5 minutos cada tempo e persistindo o empate o campeão será conhecido nos pênaltis.

DOS JOGOS

Art. 15 – Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, editadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Paragrafo Único: O tempo da partida será· de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos corridos, com o tempo mínimo de 5 (cinco) minutos até tempo máximo de 10 (dez) minutos para descanso.

 Art. 16 – Em caso de dúvidas quanto a inscrição de um atleta, a Mesa poderá solicitar a apresentação de documentos (RG original e/ou Carteira de Habilitação). Caso não seja comprovada a inscrição, os atletas e dirigentes serão impedidos de participar da partida.

Art. 17 – Poderão permanecer no banco de reservas, apenas os jogadores inscritos, um técnico e um massagista.

Art. 18 – Os jogos terão início nos horários fixados na tabela, sendo admitida uma tolerância de 15 (quinze) minutos, além dos horários determinados, apenas para o 1º jogo da noite.

Parágrafo Único: A equipe que não se apresentar para jogar, devidamente uniformizada, após o tempo de tolerância, perderá· por não comparecimento (W.O).

 Art. 19 – Todos os atletas deverão obrigatoriamente usar os equipamentos para prática do Futebol de Salão, ou seja, calção, meiões, camisas iguais, sendo que a numeração deve ser bem legível e tênis apropriado para a prática desta modalidade.

Art. 20 – Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior poderá  ser transferida à realização de uma partida, competindo Comissão  Organizadora tomar tal resolução.
Parágrafo Único: A Comissão Técnica e o banco de reserva não serão permitidos a entrada na quadra se os mesmos estiverem indevidamente trajados (ficando estabelecido que os membros da comissão técnica não poderão representar suas equipes trajados de short, camiseta regata, chinelo, gorro, boné ou quaisquer itens que os oficiais de arbitragem considerem impróprios). No caso de um atleta ou membro da comissão técnica, chegar atrasado, ou adentrar na quadra após o inicio da partida, ser· autorizado caso sua documentação seja entregue ao responsável.

Art. 21 – Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo e/ou for anulado, será· fixada a sua realização e/ou continuação, quando for o caso, pela Comissão Organizadora.

DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 22 – Para efeito de classificação, quando adotado o sistema de turno completo, a contagem de pontos (GANHOS) será a seguinte:
Vitória: 3 (três) pontos ganhos
Empate 1 (um) ponto ganho
Derrota: 0 (zero) ponto

Art. 23 – Na hipótese de uma equipe vencer o jogo por W.O. (não comparecimento do adversário), além dos 03 pontos, terá· a seu favor o placar de 1 X 0.
Parágrafo único: Os gols serão computados somente para efeito de estatística, não sendo computado o gol a favor de nenhum jogador da equipe beneficiada.

Art. 24 – Ocorrendo a ausência da equipe, sem justificativa aceita, serão anulados todos os resultados da fase, evitando prejuízos de terceiros, prevalecendo os resultados somente para efeito de estatísticas.

Art. 25 – Ao término de cada turno disputado, será· reconhecida em primeiro lugar do grupo, a equipe que somar o maior número de pontos ganhos, e em segundo lugar, a equipe imediatamente após, na ordem decrescente.

Art. 26 – Em caso de empate na classificação das fases, serão adotados os seguintes critérios: 01 - Entre 2 (duas) equipes:
1. - confronto direto;
2. - maior número de vitóriasna fase;
3. - maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos na fase;
4. -  maior número de gols marcados na fase; 
6. - sorteio.
Art. 27 – Em caso de empate entre três equipes não será considerado o primeiro item (confronto direto), seguindo os demais pela ordem:
1. - maior número de vitórias na fase;
2. - maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos na fase;
3. - maior número de gols marcados na fase;
5. - sorteio.

Art. 28 – No caso de um jogo terminar empatado, e quando houver a necessidade de se ter um vencedor, as duas equipes disputarão prorrogação de 10 minutos, divididos em dois tempos de 5 minutos corridos. Caso persista o empate na prorrogação, a decisão será nos pênaltis, sendo cobrado cinco tiros livres diretos (penalidade máxima) alternadas ou quantas forem necessários, vencendo a equipe que obtiver a primeira vantagem. Se, depois de todos os atletas terem cobrado a penalidade, permanecer empatado, inicia- se nova série na mesma ordem anterior das cobranças alternadas.

Parágrafo Único: Atletas excluídos durante a partida, não poderão participar da série de cobrança de penalidade.

DA DISCIPLINA

Art. 29 – Todas as infrações cometidas neste certame serão apreciadas e julgadas pela Comissão Disciplinar, com base no Código de Justiça Desportiva.

 Art. 30 - As penalidades serão aplicadas em grau de advertência, suspensão e eliminação.

Art. 31 - Atletas e dirigentes expulsos estarão automaticamente suspensos por uma partida, independentemente das punições que lhes poderão ser impostas pela Comissão Disciplinar. A suspensão automática por cartões amarelos consolidar-se-· na complementação do 2º cartão para a mesma pessoa.

Paragrafo Único: O atleta que tiver 01 (um) cartão na fase o mesmo será anulado para a próxima fase. Cabe aos participantes controlar a suspensão automática de seus inscritos, não os incluindo na súmula da disputa seguinte.

Art. 32 - Em caso de invasão de quadra ou outros incidentes que venham a inviabilizar ou suspender partidas, a Comissão Disciplinar poderá, desde que comprovada autoria por parte da equipe ou torcida, suspendê-la imediatamente, independentemente das outras medidas punitivas que forem cabíveis.

DOS RECURSOS

Art. 33 - Os possíveis recursos deverão ser interpostos perante a Comissão Organizadora até as 16 (dezesseis) horas do primeiro dia ˙útil após a sua partida de que deu origem a sua interposição, juntando provas de irregularidade contra a qual recorre.

DA PREMIAÇÃO

Art. 34 - Serão oferecidos Troféus e Medalhas e premiação em dinheiro aos mais bem classificados na fase final, da seguinte forma:

Campeão: Troféu, Medalhas + premiação em dinheiro;
Vice-Campeão: Troféu, Medalhas + premiação em dinheiro;
Terceiro Lugar: Troféu + premiação em dinheiro;
Quarto Lugar: Troféu + premiação em dinheiro;
Artilheiro: Medalha Especial.
Goleiro menos Vazado: Medalha Especial.

Art. 35 – A premiação em dinheiro ficará a critério da Comissão Organizadora, revertendo o valor da inscrição em prêmio.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 Art. 36 - O Departamento de Esporte da Prefeitura Municipal de Janiópolis não se responsabiliza por acidente de qualquer natureza ou indenizáveis aos jogadores, dirigentes ou equipes participantes.

 Art. 37 - A equipe que deixar de comparecer para a realização de um jogo (WO), sem motivo justificado, será· automaticamente eliminada do certame.
Paragrafo Único: Não havendo justificativa (aceita), todos os inscritos pela equipe faltosa estarão suspensos até julgamento.

Art. 38 - O uso de caneleiras será facultativo cabendo aos atletas a responsabilidade pela não utilização.

Art. 39 - Para iniciar as partidas, as equipes deverão ter no mínimo 05 (cinco) atletas, todos devidamente uniformizados, constando em súmula e com documento em mesa.

Art. 40 - A equipe que ficar reduzida a dois atletas em quadra não poderá continuar a partida, sendo declarada perdedora, com o placar de 1 x 0 para o adversário ou mantido o placar do jogo para o adversário caso o resultado for superior a 1 x 0.

 Art. 41 - Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Janiópolis, 16 de Janeiro de 2015.


NELSON DA SILVA BARBOSA
Diretor do Departamento de Esporte